Static-X é uma banda de Metal industrial que surgiu em 1994 nos Estados Unidos. O vocalista Wayne Static era de Michigan e Ken Jay de Illinois. Eles se conheceram em Chicago. Naquela época, Ken tocava em uma banda e estava trabalhando em uma loja de discos. Wayne tinha uma banda gótica, os Deep Blue Dream, que ensaiavam junto com os Smashing Pumpkins. Essa banda deles não estava dando certo, então eles decidiram de mudar para Los Angeles. Osaka Koichi Fukuda viu um panfleto da dupla em Los Angeles e procurou eles, então se tornou o guitarrista da banda. Tony Campos também entrou na banda, ele costumava tocar em bandas de death metal e é o único que realmente é californiano. Seu primeiro CD foi o Wisconsin Death Trip lançado em 1999. A produção foi feita porUlrich Wild, mesmo produtor de Pantera e Deftones. A música Bled for days virou trilha do filme A Noiva de Chucky e junto com a música Push It, entrou no CD Korn Extra Values.
Koichi saiu da banda para poder ficar mais tempo com a sua família e foi substituído por Tripp Eisen. Tripp ficou 4 anos na banda e participou de 3 CDs. Em 2005 ele foi preso por ter raptado e estuprado uma garota de 14 anos, ele já estava sendo investigado por ter mantido relações com menores de idade. E dessa vez ele foi pego no carro com a garota, ele pagou 100 mil dólares para ter o direito de responder ao processo em liberdade, mas caso ele seja condenado, receberá uma pena de 30 anos. Tripp sai da banda, e Koichi volta. Eles lançam o mais novo CD, Start a War em 2005. Já em 2007 lançam Cannibal.
Após participar de eventos como o Ozzfest, a banda entra em estúdio e começa o processo de gravação do novo álbum, Cult of Static, lançado em 17 de março de 2009.
Integrantes
Membros atuais
- Wayne Static - vocal, guitarra, teclado (1994 – atualmente)
- Tony Campos - baixo, vocal de apoio (1994 – atualmente)
- Koichi Fukuda - guitarra (1994 – 2000, 2005 – atualmente)
- Nick Oshiro - bateria, percussão (2003 – atualmente)